• Facebook
  • Twitter

O que é

O Caminho Melhor Jovem é um Programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que visa inclusão social e oferta de oportunidades para jovens de 15 a 29 anos, moradores(as) de territórios com Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) ou em processo de pacificação.

Gerido, a partir de 2015, pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), o objetivo do Programa é, a partir do diálogo direto e de metodologia participativa, construir uma trajetória formativa dos(as) jovens e criar estratégias de promoção de serviços e oportunidades que atendam suas demandas e contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O Programa é inovador porque fortalece o(a) jovem como indivíduo, de forma flexível e personalizada, na construção de seu projeto de vida. Tudo com a orientação de profissionais especializados – psicólogos(as), assistentes sociais, pedagogos(as), entre outras áreas - que articulam oportunidades e serviços que possam garantir a concretização desta trajetória.

Manguinhos foi o primeiro território a receber o Caminho Melhor Jovem, em agosto de 2013. O Programa agora está presente também em Borel e Formiga, Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Jacarezinho, Complexo da Maré, Complexo da Penha, São João, Cantagalo, Mangueira, Rocinha, Fumacê, Mangueirinha, Chatuba e São Carlos.

O Programa busca desenvolver parcerias com outras Secretarias e Organizações da Sociedade Civil, global e localmente, a fim de proporcionar uma maior oferta de oportunidades para os(as) jovens participantes.

Territórios

  • Facebook